top of page

MEIRAL

ZIP E ÁREA PROJETO

PLANTA_1_500_.jpg
PLANTA_1_200.jpg
PLANTA_1_50.jpg

A introdução desta fase começa com a escolha da zona de intervenção prioritária (ZIP) e Área-Projeto, e consequentemente, passou-se por visita-avaliação in loco na UOPG do Meiral, onde acabou-se por se estabilizar a escolha desta fase, como já predefinida na fase passada, a ZIP das Torres.

A escolha desta ZIP, como já dito, passa por uma relevância das potencialidades existentes sobre a UOPG do Meiral, como a marginal do rio Torto, a disposição visual das alturas do vale do Meiral e a existência de história sobre o lugar.

Assim a alteração de escala para ZIP, onde se passa para até a área-projeto.  Neste caso, focou-se na potencialidade existente da Marginal do rio Torto, onde tinha como seu principal foco à relação do homem-natura; água e terra; as suas cotas altas e baixas.

A intervenção passada sobre esta área era desenhada com uma plataforma duma cota uniforme com simplesmente interação visual do rio Torto. Na visita feita, pode-se entender uma discrepância do lugar sobre esta ideia. A vivência estabelecida pela população local sobre a zona ribeirinha mostrava-se à vista com hortas singulares preenchidas por legumes como limões, pimentos e tomates.

Consequentemente, para esta fase, a interação física e visual passou a ser o principio-base e transformada num conjunto de três plataformas de cotas pré-existentes do terreno. Assim, o nível superior deste conjunto, exibe um programa educativo e artístico de Dança e Música e programa de Habitação e restauração. No nível inferior, com base na experiência da visita, foi feita a adição dum programa de hortas pedagógicas-lucrativas e de lazer.

Neste programa de hortas pedagógicas-lucrativas e de lazer, o desenho de execução modular de madeira e de cobertura interativa com a luz solar. Este espaço têm a intenção de acolhimento e interação com o rio, consequentemente, a utilização de alguns materiais, como saibro e betão são importantes para a manutenção do lugar.

O sistema de pavimentos é introduzido de cota uniforme, dando uma continuidade desde a interação com os edifícios.

ELEVATIONBB_1_100_.jpg
ELEVATIONBB_1_100_NOITE.jpg
ELEVATIONCC_1_100_.jpg
ELEVATIONCC_1_100_NOITE.jpg
ELEVATIONAA_1_100_.jpg
ELEVATIONAA_1_100_NOITE.jpg
ELEVATION_1_50.jpg
ELEVATION_1_20.jpg

1.PEDRISCOS

2.BRITA

3.BANCO DE AREIA

4.MOLDE ENBETONADO  QUADRANGULAR (90CM/90CM) DE 8 CM

5.CAPEAMENTO DRENANTE EM FERRO

6.VALA DE SANEAMENTO

7. LAJETAS DE BETÃO EM PISO DRENANTE DE 10 CM

8. RAMAL DE SUPORTE AGRÁRIO

9. SUPORTE DE RETENÇÃO DE TERRA COM TECNICA DE PLANTAÇÃO

10. PAVIMENTO EM SAIBRO

11. ENCANAMENTO

12. SOLO DE PLANTAÇÃO

IMG 1.png
bottom of page